quarta-feira, 20 de junho de 2012

Top 10 livros favoritos - por Letícia Gomes

Olá leitores!

Nesse post irei mostrar a vocês meus 10 livros preferidos. Foi muito difícil escolher somente 10 livros... Primeiramente,  vocês tem que saber um fato sobre mim: sou extremamente indecisa! Nunca tenho só uma coisa favorita hehe; por isso foi difícil a escolha dos livros... Bem, agora vamos começar! :D

Top 10 livros favoritos - por Letícia Gomes

10° lugar: O hobbit (J. R. R. Tolkien)



Sinopse: Bilbo Bolseiro é um hobbit que leva uma vida confortável e sem ambições, raramente aventurando-se para além de sua despensa ou sua adega. Mas seu contentamento é perturbado quando Gandalf, o mago, e uma companhia de anões batem em sua porta e levam-no para uma expedição.

Minha opinião: Me faz lembrar minha infância... Eu gostava tanto desse livro que até sonhava com ele! Hehe :D

9° lugar: O anel de noivado (Danielle Steel)


Sinopse: Em uma Alemanha em plena 2° Guerra Mundial a bela Kassandra von Gotthard, esposa de um banqueiro influente, se apaixona por Dolff Sterne, escritor alemão de ascendência judaica. O casal de amantes acaba vítima das atrocidades nazistas e são brutalmente assassinados. O viúvo de Kassandra presenteia a filha Ariana com o anel que um dia pertencera à esposa. No entanto, a fúria de Hitler leva a jovem a ser presa e separada da família. Inexplicavelmente, um oficial nazista revela-se a única esperança para a órfã, a possibilidade de fuga para os Estados Unidos.  Em seu novo país, o passado de Ariana parece então perdido para sempre. E seu futuro, incerto. O anel passa então a ser a única ligação que restou com seu pai e seu irmão. A esperança de unir seu passado ao seu futuro.

Minha opinião: Adoro romances! E esse com certeza não poderia faltar na lista. Pra quem também gosta de romances, eu super indico esse. 

8° lugar: A mão e a luva (Machado de Assis)


Sinopse:  Guiomar é sobrinha de uma baronesa e tem três pretendentes: Luís Alves, Jorge e Estevão. Jorge é seu primo e o favorito da baronesa para seu coração; Estevão já a ama há anos e é amigo e vizinho de Guiomar, Luís Alves, candidato a deputado. A criada inglesa da baronesa, Mrs. Oswald, influencia o que pode Guiomar para que ela escolha Jorge e Luís Alves apóia seu amigo o quanto pode, mas se declara para Guiomar que também se declara a ele. Jorge a pede em casamento e Luís também, Guiomar se decide por Luís e eles se casam. Apesar das personagens e a trama ser romântica, a motivação de Guiomar não é tanto: ela vê o casamento como uma escada social e escolhe Luís tanto pelo amor quanto pelo fato dele já estar eleito deputado.



Minha opinião: Machado de Assis é um dos meus escritores favoritos. Também deu briga na hora de escolher um livro dele rsrs. Eu poderia ter escolhido qualquer livro do Machado, pois todos os que eu li eu gostei. Escolhi "A mão e a luva" porque foi o primeiro dele que eu li, e foi graças à ele que eu comecei a gostar dos clássicos da literatura.

7° lugar: O caçador de pipas (Khaled Hosseini)



Sinopse: Uma história de amizade e traição, que nos leva dos últimos dias da monarquia do Afeganistão às atrocidades de hoje. Amir e Hassan cresceram juntos, exatamente como seus pais. Apesar de serem de etnias, sociedades e religiões diferentes, Amir e Hassan tiveram uma infância em comum, com brincadeiras, filmes e personagens. O laço que os une é muito forte: mamaram do mesmo leite, e apenas depois de muitos anos Amir pôde sentir o poder dessa relação. Amir nunca foi o mais bravo ou nobre, ao contrário de Hassan, conhecido por sua coragem e dignidade. Hassan, que não sabia ler nem escrever, era muitas vezes o mais sábio, com uma aguda percepção dos acontecimentos e dos sentimentos das pessoas. E foi esse mesmo Hassan que decidiu que Amir seria, durante a batalha da pipa azul, uma pipa que mudaria o destino de todos. No inverno de 1975, Hassan deu a Amir a chance de ser um grande homem, de alterar sua trajetória e se livrar daquele enjoo que sempre o acompanhava, a náusea que denunciava sua covardia. Muito depois de desperdiçada a última chance, certos acontecimentos o fizeram voltar ao Afeganistão, não mais àquele que ele abandonara há vinte anos, mas ao Afeganistão oprimido e destruído pelo regime Talibã. Amir precisava se redimir daquele que foi o maior engano de sua vida, daquele dia em que o inverno foi mais cruel. 

Minha opinião: Aaa como eu chorei com esse livro! Um dos livros mais lindos que eu já li. É daquele tipo de livro em que você não consegue tirar a história da cabeça, e fica relembrando a história por muito, muito tempo depois de ter terminado de ler. Muito bom! 

6° lugar: O reverso da medalha (Sidney Sheldon)




Sinopse: Kate Blackwell era milionária. E muito esperta. No mundo dos negócios, ninguém era capaz de passá-la para três, e foi assim que conseguiu manter a solidez do império financeiro que herdou do pai - uma fortuna construída sobre a exploração e o comércio de diamantes na África do Sul. Mas o poder e a riqueza não eram os únicos elementos que faziam parte da história da família: a tragédia também acompanhara a trajetória de quase todos os seus membros, como um legado de maldição.

Minha opinião: Outro escritor favorito: Sidney Sheldon. Adoro os romances dele, mas esse sem dúvida é o melhor de todos! Outros que eu também super-hiper-mega recomendo: "O outro lado da meia-noite" e "A ira dos anjos". Seus livros são fantásticos, ele sabe como misturar romance e suspense e deixar o leitor grudado nas páginas, do início ao fim. Recomendadíssimo :)

5° lugar: A batalha do apocalipse (Eduardo Spohr)


Sinopse: Há muitos e muitos anos, tantos quanto o número de estrelas no céu, o paraíso celeste foi palco de um terrível levante. Um grupo de anjos guerreiros, amantes da justiça e da liberdade, desafiou a tirania dos poderosos arcanjos, levantando armas contra seus opressores. Expulsos, os renegados foram forçados ao exílio e condenados a vagar pelo mundo dos homens até o Dia do Juízo Final. Mas eis que chega o momento do Apocalipse, o tempo do ajuste de contas. Único sobrevivente do expurgo, Ablon, o líder dos renegados, é convidado por Lúcifer, o Arcanjo Negro, a se juntar às suas legiões na Batalha do Armagedon, o embate final entre o céu e o inferno, a guerra que decidirá não só o destino do mundo, mas o futuro da humanidade. Das ruínas da Babilônia ao esplendor do Império Romano, das vastas planícies da China aos gelados castelos da Inglaterra medieval, A Batalha do Apocalipse não é apenas uma viagem pela história humana - é também uma jornada de conhecimento, um épico empolgante, repleto de lutas heroicas, magia, romance e suspense.

Minha opinião: Quando eu li esse livro e fui pesquisar mais a respeito do escritor, levei um susto! Nunca teria imaginado que esse livro foi escrito por um brasileiro. Eu sempre fui acostumada com um tipo diferente de linguagem usada por escritores brasileiros, por isso o susto. Eduardo Spohr foi comparado com grandes nomes da literatura fantástica como J.R.R Tolkien e C.S Lewis. Também super recomendo esse livro. Adoro histórias de anjos rebeldes. :D

4° lugar: O velho e o mar (Ernest Hemingway)


Sinopse: Esta é a história de um homem que convive com a solidão do alto-mar, com seus sonhos e pensamentos, sua luta pela sobrevivência e sua inabalável confiança na vida. Há 84 dias que Santiago, um velho pescador, não apanhava um único peixe. Por isso já diziam se tratar de um salão, ou seja, um azarento da pior espécie. Mas Santiago possui têmpera de aço, acredita em si mesmo, e parte sozinho para o mar alto, munido da certeza de que, desta vez, será bem-sucedido no seu trabalho.

Minha opinião: Outro livro que me lembra a infância... Acho que eu tinha uns 10 anos quando li esse livro. Excelente. 

3° lugar: Harry Potter (J.K. Rowling)



Sinopse: conta a história de Harry Potter, um menino que quando ainda bebê, teve sua casa invadida por um terrível bruxo responsável pelo assassinato de seus pais e é o único sobrevivente. Porém, Harry não sabe disso. Entretanto, no dia de seu aniversário de 11 anos, Harry recebe uma visita inesperada e descobre que é um bruxo, assim como seus pais foram, e que está convidado a ingressar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Harry, então, vai para Hogwarts, onde irá aprender poções, feitiços e a jogar Quadribol, e se meter em aventuras que irão ensiná-lo sobre a vida. 

Minha opinião: Harry Potter... paixão antiga já... Até hoje estou esperando minha carta para Hogwarts... hehe' 
Como eu já disse anteriormente, sou muito indecisa, então decidi colocar a série completa, pois amo todos eles. Um detalhe: eu quase reprovei em matemática na 5° série, porque eu não prestava atenção na aula, ficava lendo "O cálice de fogo" escondido kkkkkk' Bons tempos...    :'D


2° lugar: 
As crônicas de Nárnia (C.S Lewis)



Sinopse: Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal. Este livro apresenta as sete crônicas de Nárnia integralmente, num único volume. 'As crônicas de Nárnia' apresenta aventuras, personagens e fatos que falam aos leitores de todas as idades.

Minha opinião: Aaa Nárnia... Por falar em lembrar da infância, esse é o top dos top de livros que eu mais gostei da infância e que mais me faz lembrar dela... Esse foi o livro que eu mais li (8 vezes). Parece que foi ontem que eu quase apanhei no meio do povo por causa desse livro... (confusão com o preço que na época era muito mais caro rsrs). Enfim...   :'D

E finalmente, o 1° lugar: Papisa Joana (Donna Woolfolk Cross)



Sinopse: No ano de 814, Idade Média, que ficou conhecida como a Idade das Trevas, as mulheres eram impedidas de estudar, podiam ser estupradas e até mortas pelos maridos. O conhecimento estava sufocado, os países hoje conhecidos na Europa não existiam, nem os idiomas modernos. Cada região tinha o seu dialeto e a língua culta era o latim, herdada do Império Romano, que já havia sido derrubado pelas invasões bárbaras. Foi neste período que uma mulher passou a maior parte de sua vida vestida de homem, estudou medicina, foi médica do papa e tornou-se ela mesma papisa - durante dois anos. Neste livro, Donna Woolfolk Cross pesquisou, descobriu os arquivos e achou a história transformando-a num romance, em que aventura, sexo e poder cruzam-se com maldições, guerras e heresias.

Minha opinião: Acredito eu que poucas pessoas sabem a respeito da Papisa Joana. Uma papa mulher... caramba quem diria! Sim ela existiu, mas a igreja católica sempre negou. É uma história muito interessante e a escritora soube transformar em um romance que te deixa preso até a última página e quando acaba você fica depressivo porque queria mais... É exatamente assim que as pessoas se sentem ao ler esse livro. É muito bom mesmo, não é a toa que ele está em primeiro lugar no meu ranking. Super-hiper-mega-ultra recomendado! Amo esses romances misturados com fatos históricos! :D


Bom pessoal, esse foi o meu top 10 de livros preferidos. Esperam que vocês tenham gostado e que tenham a curiosidade de ler os livros citados aqui e que ainda não tenham lido. Tenho muitos outros livros preferidos, mas como só pude escolher 10... vou mostrar esse outros livros em outro post. Obrigada pela atenção.

Abraços, Letícia Gomes :D

P.S.:As meninas Ângela e Hellen e o menino Bruno também vão fazer seus Top 10. Aguardem! :D


Um comentário:

  1. Dentre esses livros eu já li o Hobbit, as crônicas de Nárnia, a coleção do Harry Potter e o Caçador de Pipas! Os livros são realmente muito bons (chorei muito quando Dumbledore morreu e em vários momentos do livro afegão)... Gostei das escolhas, os outros livros também parecem ser bons!

    ResponderExcluir